A Popularização do Halloween ao Redor do Mundo

Os celtas celebravam seu ano novo no dia 1 de novembro. Eles acreditavam que nessa noite os espíritos dos mortos voltavam para assombrar a terra.

Os celtas também acreditavam que era mais fácil para os druidas (sacerdotes celtas) preverem o futuro nessa época do ano. Para se protegerem dos maus espíritos, os druidas faziam fogueiras onde sacrificavam animais e usavam peles e cabeças como máscaras.

Influência Romana nos Rituais Celtas

Quando os romanos conquistaram a maior parte da região celta no século I d.C., eles trouxeram seus próprios festivais. Um deles era o festival Feralia, em honra aos mortos. Outro festival era o Pomona, em homenagem à deusa dos frutos e sementes. Esses festivais podem ter influenciado os rituais de Samhain.

Os cristãos adotam a data

Mais tarde, no século IX, quando o cristianismo se espalhou pela Europa, a Igreja Católica adotou o festival celta e transformou-o na festa de Todos os Santos, um dia para homenagear os mártires e santos. O Halloween então foi fixado no dia 31 de outubro.

Algumas das tradições de Samhain continuaram a ser celebradas, como fazer fogueiras, mas o significado por trás delas mudou. As pessoas usavam as fogueiras para afastar os mortos e não mais para sacrifícios. Além disso, as pessoas começaram a se fantasiar para evitar serem reconhecidas pelos espíritos.

O Halloween chega aos EUA

A celebração do Halloween chegou aos Estados Unidos com as colônias européias no século XIX. Contudo, foi na segunda metade do século XX que a data realmente se popularizou. Nos anos 1950, os desfiles e festas de Halloween tornaram-se comuns para as crianças. Lojas e fabricantes começaram a comercializar fantasias e doces para o Halloween.

Hoje o Halloween é uma das datas mais importantes do varejo nos Estados Unidos – depois do Natal. Estima-se que o gasto com a festa fique em torno de US$ 10 bilhões por ano.

Países que celebram o Halloween

Embora tenha se originado nas Ilhas Britânicas, atualmente o Halloween é amplamente celebrado:

  • Nos Estados Unidos e Canadá, onde é conhecido por ser um evento mais comercial e voltado às crianças.
  • Na Irlanda e no Reino Unido, onde segue um clima mais sombrio, similar às raízes celtas.
  • Em outros países ocidentais como Austrália, Nova Zelândia e partes da Europa.
  • No México e em outros países latino-americanos, onde é conhecido como Día de Muertos, mesclando tradições católicas e nativas.

No Brasil, o Halloween vem ganhando popularidade nas últimas décadas, principalmente entre os jovens, com festas, desfiles e decorações temáticas. Porém ainda não é uma data tradicional no país.

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo.

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os meses.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Rolar para cima
Tremor de Terra Asssusta Moradores de Caxias do Sul: Uma Noite de Pânico e Incerteza Prepare-se para o Evento Celestial Chip no Cérebro: A Marca da Besta? O Robô da Boston Dynamics Vai Dominar o Mundo? Ameaças cibernéticas explodem em todo o mundo!